O saque-aniversário do FGTS é uma nova modalidade proposta pelo governo. Por meio dele é possível que os trabalhadores tenham acesso anual a até 50% do seu fundo de garantia. O pagamento é liberado no mês de aniversário do trabalhador e deve ser feito entre os dias 1 e 10.
Os interessados em aderi-la devem acessar o portal do FGTS para registrar a mudança.
O procedimento é fácil e pode ser feito todo online. Entretanto, é preciso ficar atento as vantagens e desvantagens da proposta.
Em caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador não poderá mais receber a rescisão do fundo, tendo em vista que já terá feito seu saque anual.
Além disso, após aceitar a proposta, se voltar ao FGTS normal precisará lidar com uma carência anual de dois anos, ficando descoberto em caso de desemprego.
Vantagens do saque-aniversário
Na grande maioria dos casos vale, sim, a pena migrar para o saque-aniversário. Mas há alguns poucos casos em que o melhor talvez seja manter o dinheiro no fundo.
Entre as principais vantagens está o recebimento de um valor sem depender de ser demitido ou aposentado para poder acessá-lo.
Fora isso, o valor pode ser gasto com qualquer coisa e ainda não gera dívidas mensais, visto que o desconto é feito direto do saldo do FGTS.
O aumento da rentabilidade é uma ótima notícia, mas não faz, necessariamente, o FGTS ser considerado um bom investimento. Até porque, em termos de liquidez, ele é bem ruim. Assim, continua a indicação de que quem consegue tirar o dinheiro do FGTS deve tirar.
Aqueles que tenham dívidas com juros altíssimos, como o cheque-especial e cartão de crédito (ambos têm taxas que ultrapassam os 200% de juros ao ano) devem sacar com urgência para se livrar dessas taxas.
Em linhas gerais, uma taxa de 1,99% ao mês no Brasil sempre foi considerada baixa, sendo estes quase 12% ao ano, uma das menores taxas de juros hoje para o padrão brasileiro.
Sempre que houver oportunidade vale a pena sacar o dinheiro do fundo, pois ele rende menos do que a inflação e a poupança. Logo, vale mais a pena tirar o recurso e aplicar em outro investimento.
Toda decisão de flexibilização do acesso ao FGTS, como o saque-aniversário, libera um pedacinho do valor acumulado pelo trabalhador e cumpre a missão de injetar dinheiro na economia, além de ter um impacto enorme na renda de quem ganha salário mínimo.
Como recorrer ao empréstimo via saque-aniversário?
Essa modalidade de financiamento é concedida somente para pessoas físicas que aderiram ao saque-aniversário — bem semelhante à antecipação do Imposto de Renda.
O tomador pode antecipar até cinco anos (parcelas referentes aos próximos três saques- aniversários), e a data do crédito do último ano não pode ultrapassar o limite de 1.825 dias a contar da contratação.
Os requisitos são: ser maior de 18 anos ou emancipado, possuir conta poupança ou conta corrente e estar com CPF em situação regular na Receita Federal.
O banco exige que o valor mínimo da operação seja de R$ 2 mil. A taxa de juros é de 1,99% ao mês, “a mais baixa para empréstimos a pessoas físicas”.
Como Investir o valor obtido com o empréstimo via saque-aniversário pode ser benéfico ao trabalhador?
Para quem não tem contas a pagar e já tem uma reserva de emergência, uma boa opção pode ser pensar em alguns objetivos a curto ou médio prazo para fazer com esse dinheiro.
Alguns deles poderão lhe render bons retornos no futuro, de acordo com o seu grau de dedicação e aplicação, bem como planejamento.
Uma dica de investimento a curto ou médio prazo são cursos de qualificação ou especialização. Isso mesmo, você pode investir em atividades online, nessa época de pandemia, para aprender mais ou algo novo e enriquecer o seu currículo.
Essa medida, se bem planejada, pode lhe trazer bons retornos no futuro. Você pode, talvez, encontrar uma melhor oportunidade de emprego se for o caso, ou se encontrar em uma nova área para realizar um possível empreendimento.
Você pode também trocar o seu carro, reformar sua casa e tentar valorizar assim seus bens. Isso pode ser feito se você talvez já tenha uma reserva e possa fazer um investimento um pouco maior.
O FGTS emergencial pode ser, também, uma oportunidade de tirar um sonho do papel e, com ele, despertar um investimento que poderá lhe abrir novas portas, projetos ou oportunidades.
Para investidores que gostam de se arriscar no mercado financeiro, é possível verificar com cuidado a possibilidade de aplicação pela CDB, LCI, LCA e fundos de renda fixa.
Entretanto, assim como especialistas sempre orientam, se arriscar com uma venda nos olhos é perigoso. Faça tudo muito bem calculado e com planejamento.