Pelo aplicativo APP Servidor RS, a consignação já pode ser bloqueada e desbloqueada, dependendo do tipo. Até há pouco, o bloqueio e desbloqueio de consignações era realizado por meio de atendimento presencial da Secretaria da Fazenda e via e-mail. Apenas no primeiro trimestre de 2021, foram 2.137 atendimentos.
O APP já permite visualizar todas as consignações facultativas que apareçam no contracheque do servidor, em formato de lista, e em abertura de detalhes. Nos detalhes aparecem dados como consignatária, espécie, valor autorizado, validade, entre outros.
Além da consulta, a nova funcionalidade disponibiliza bloqueio e desbloqueio de algumas espécies de consignações facultativas, conforme previsto no artigo 13º do Decreto 43.337/04, como mensalidade, contribuições de associação de classe, planos de assistência médico hospitalar e cartão de crédito, etc.
Algumas espécies de consignações facultativas, como empréstimos, financiamentos e compras não podem ser bloqueadas unilateralmente, por isso não terão seu bloqueio realizado via aplicativo do servidor.